O MARKETING SOB UM OLHAR HOLÍSTICO!
Muitos enxergam o marketing como uma ação de comunicação, não percebendo a amplitude de sua abrangência e atuação. Venha debater este importante conceito conosco!
O marketing é muito grande para se deixar apenas nas mãos do departamento de marketing!
Na definição da palavra, marketing pode ser lido como “market + ing”. Se fizermos a tradução do termo com adaptações, teremos “fazendo mercado “.
Isto quer dizer que todos em uma empresa que fazem algo com ou para o mercado, estão praticando o marketing. O que isto significa?
Significa que o comprador que se relaciona com o fornecedor faz mercado, pois imagina as consequências de uma compra mal feita.
A logística se estoca mal ou entrega errado, para o cliente errado, no prazo errado, causa um enorme prejuízo. Ela também é responsável pelo marketing da empresa.
E o faxineiro? Ele precisa deixar a empresa brilhando, não só pelos clientes, mas pela satisfação dos próprios colaboradores. E nem preciso mencionar as áreas de marketing e venda.
Isto quer dizer que a empresa como um todo é um grande corpo de marketing que deve atuar de forma integrada para a satisfação dos clientes.
Quando em nossos treinamentos passamos esta mensagem, as pessoas se conscientizam da importância do papel de cada função, fazendo nascer o espírito de equipe.
É preciso enxergar o marketing de forma holística. Marketing é importante demais para ser entregue apenas à área de marketing.
Marcos Rabstein é sócio-diretor da M2ALL Consultores, empresa de consultoria, treinamento e coaching, especializada em planejamento e gestão empresarial com focos em marketing, vendas processos e pessoas. m2all@m2all.com.br