O planejamento comercial é um desdobramento do planejamento estratégico e de marketing. Tomando como base as diretrizes traçadas nestes dois últimos, o comercial tem um olhar no plano tático onde o foco sobre a estrutura voltada para as vendas da empresa.
Os seguintes elementos são considerados essenciais neste trabalho:
- Potencial e a dimensão de seu mercado.
- Dimensionamento, organização e capacitação da equipe comercial.
- Custo e taxa de conversão de vendas.
- Técnicas de avaliação de carteiras de clientes (ex.: CURVA ABC).
- Estratégias de vendas.
- Funil de vendas.
- Cadência de vendas com modelo AIDA (Atenção, Interesse, Desejo a Ação).
- Prospecção e qualificação de contatos (“leads”).
- Ferramentas de prospecção de contatos.
O processo consiste, assim, em garantir que, ao final do planejamento, haja um conjunto de propostas de ação para colocar o plano em prática, acompanhando o seu desenrolar ao longo do tempo.
Além disto, a M2ALL dispõe de sua própria tecnologia, o QUALI-LEAD, uma plataforma que oferece um meio fácil e autodidata de desenvolver o seu planejamento estratégico, de marketing e comercial com funil e cadência de vendas e CRM de prévenda. Com o Quali-Lead você trabalhará a inteligência do seu negócio e a usará como insumo para o funil de vendas das principais ferramentas tecnológicas do mercado. E você ainda poderá contar com a assessoria dos consultores da M2ALL, caso deseje.
A M2ALL se propõe a assessorar seus clientes no desenvolvimento e acompanhamento da execução do plano.