Um modelo de negócio tem como objetivo certificar de que um empreendimento, um produto ou um serviço tenha boas chances de ser aceito pelo seu público-alvo. Na verdade, ele complementa e precede o plano de negócio. Enquanto que este último tem o propósito de estudar os cenários (micro e macro) onde o objeto está inserido, o modelo trata de entender se a proposta de valor atende a necessidades e resolve os problemas do consumidor. A metodologia usada para este fim denomina-se CANVAS e é complementada pelo “design thinking”.
Os seguintes elementos fazem parte deste trabalho:
- Proposta de valores (benefícios e vantagens oferecidas ao público-alvo).
- Segmentos de mercado que atende.
- Estratégias de relaciomento com o público-alvo.
- Canais de atendimento que serão oferecidos.
- Recursos necessários para o produto ou serviço.
- Atividades (processos) principais para a operação.
- Principais parceiros e fornecedores.
- Custos envolvidos.
- Receitas previstas.
O CANVAS precisa ser concluído com a produção de um protótipo, que se denomina PRODUTO MÍNIMO VIÁVEL (PMV), uma versão preliminar do que será oferecido em definitivo, na qual se invista o mínimo possível, mas que represente as principais características do objeto. O PMV é então colocado à prova por uma amostra de consumidores, de modo a obter feedback do que precisa ser melhorado no modelo. Isto permite que se façam ajustes no PMV e este ciclo se repete até que o produto se aproxime de seu modelo ideal para ser lançado no mercado.
O processo consiste, assim, em garantir que, ao final do trabalho, haja mais segurança sob a ótica da aceitação do objeto pelo seu público-alvo.
A M2ALL se propõe a assessorar seus clientes no desenvolvimento e acompanhamento da execução da modelagem.