Ao contrário do que a maioria das pessoas acha, O merchandising não é a inserção de um produto em um programa de TV ou filme (ex.: aparição de um produto em uma novela).
O conceito de merchandising está relacionado ao termo “merchand”, o qual em inglês ou francês tem o significado de “mercadear”, ou seja, vender no ponto de venda. Portanto, o merchandising é a ação de divulgação ou promoção na qual o cliente está no ponto de venda ou de atendimento e pode tomar a decisão de compra imediata, concluindo a operação.
O merchandising usa os cinco sentidos do ser humano (visão, audição, olfato, paladar e tato) para causar impulso de compra no consumidor, fazendo com que ele viva uma experiência e desperte o seu desejo de comprar.
A organização de layout de lojas e escritórios, disposição de setores, a organização de produtos em categorias são exmeplos de ações que visam aumentar o impacto no cliente pelos diversos sentidos.
Os seguintes elementos são considerados essenciais neste trabalho:
- Projeto de layout de lojas e escritórios.
- Organização de setores de produtos e serviços, buscando otimizar o fluxo de clientes em todos os espaços.
- Organização de produtos de forma atrativa.
- Uso de técnicas visuais, auditivas, olfativas, degustativas e táteis para impulsionar o desejo de compra.
- Criar unidades de negócios por meio de Categorias de Produtos (ex.: setor de churrasco em supermercados) usando técnicas de venda cruzada.
- Definição de estratégias de promoção de vendas.
- Uso de tecnologias que melhoram a experiência do consumidor em lojas e escritórios.
- Desenvolvimento do plano de merchandising.
O processo consiste, assim, em garantir que, ao final do planejamento, haja um conjunto de propostas de ação para colocar o plano em prática, acompanhando o seu desenrolar ao longo do tempo.
A M2ALL se propõe a assessorar seus clientes no desenvolvimento e acompanhamento da execução do plano.