Objetivos:
- Programa construído em 4 módulos:
- Liderança básica – Introduz o tema, nivelando os conhecimentos e práticas da liderança moderna. Aborda os diferentes estilos de liderança e demonstra como se constrói uma relação entre líder e liderados;
- Liderança servidora – Foca o conceito de que para ser um líder é preciso servir ao liderado. Reforça que um dos principais papéis de um líder é apoiar o liderado e ajuda-lo a desempenhar com eficácia a sua função.
- Liderança coach – Conscientiza o participante de que o verdadeiro líder é aquele que desenvolve as competências de seus liderados para serem mais eficazes, inclusive preparando-os para serem líderes. Demonstra que o bom líder é um descobridor de talentos e um alavancador do potencial de seus liderados.
- Liderança transformadora e situacional – Demonstra que a missão de um líder é ser um agente de mudanças da empresa, das pessoas e de si mesmo. Conduz o líder a tratar cada um de seus liderados de forma individual, respeitando as dificuldades, desenvolvendo os talentos e se relacionando com os liderados de acordo com o grau de sua maturidade profissional.
- Melhorar as relações interpessoais entre líderes e liderados;
- Aumentar a eficácia de líderes na gestão de processos e projetos.
Conteúdo programático: Módulo 1 – Liderança – módulo básico |
Conceitos e estilos de liderança |
Competências de um líder na gestão de processos e projetos |
Competências de um líder em sua atuação com clientes e fornecedores |
Competências de um líder no trabalho em equipe; |
Dinâmicas com jogos, exercícios e vídeos são inseridas entre cada uma das etapas acima, de modo a testar as habilidades de cada participante como um líder de equipe. Ao fim de cada dinâmica as equipes fazem uma avaliação 360° entre líder e liderados. |
Conteúdo programático: Módulo 2 – Liderança servidora |
O que é a liderança servidora |
Competências de um líder servidor |
Como praticar a liderança servidora |
Condições e comportamentos essenciais para se tornar um líder servidor |
Dinâmicas com jogos, exercícios e vídeos são inseridas entre cada uma das etapas acima, de modo a testar as habilidades de cada participante como um líder de equipe. Ao fim de cada dinâmica as equipes fazem uma avaliação 360° entre líder e liderados. |
Conteúdo programático: Módulo 3 – Liderança coach |
O que é a liderança coach |
Competências de um líder coach |
Ser coach não é ser treinador |
Como praticar a liderança coach enquanto se é um gestor de pessoas |
Dinâmicas com jogos, exercícios e vídeos são inseridas entre cada uma das etapas acima, de modo a testar as habilidades de cada participante como um líder de equipe. Ao fim de cada dinâmica as equipes fazem uma avaliação 360° entre líder e liderados. |
Conteúdo programático: Módulo 4 – Liderança transformacional e situacional |
O que é a liderança transformacional |
O que é a liderança situacional |
Como lidar com os liderados em cada um dos graus de maturidade profissional |
Liderança justa com tratamento individual |
Dinâmicas com jogos, exercícios e vídeos são inseridas entre cada uma das etapas acima, de modo a testar as habilidades de cada participante como um líder de equipe. Ao fim de cada dinâmica as equipes fazem uma avaliação 360° entre líder e liderados. |
Público Alvo:
Empresários, executivos, diretores, gerentes e qualquer profissional que exerça um papel de liderança de equipe ou que esteja se preparando para exercer esse papel. Não há distinção do nível hierárquico e nem pré-requisito técnico e de escolaridade.
Carga Horária:
Cada módulo tem duração de 16 horas-aula para formato de treinamentos e 2 a 4 horas para formato de palestras.