M2ALL | Consultoria, Coaching e Capacitação Empresarial
Topo Consultoria

Consultoria, Coaching e
Capacitação Empresarial
Foco em Transformações e Resultados

 
Home > Consultoria > Marketing de Produtos e Servicos

Marketing de Produtos e Servicos

O planejamento do marketing pode ser feito no âmbito de toda a empresa (vide Planejamento de Marketing) ou especificamente para um produto ou um serviço.

Conseguir fazer com que um produto ou serviço tenha sucesso em vendas não é simplesmente uma questão de coloca-lo à disposição para o mercado e fazer propaganda. Nem mesmo uma boa propaganda resolve, quando todos os fatores relacionados ao produto ou o serviço estão em desacordo com o mercado.

Em marketing denomina-se “composto de produto/serviço” ou “mix de produto/serviço” todo o planejamento de um produto ou serviço. Envolve o que se chama de “4 P´s”: “produto / preço / praça / promoção”.

Esta tarefa é iniciada na criação do produto e termina no seu lançamento ao público. Em um processo ideal de planejamento, muitas são as etapas para se disponibilizar um produto ou um serviço ao mercado:

•  Determinação do público-alvo (segmentação);
•  Pesquisa com o público alvo para levantar informações relevantes à elaboração do próprio produto (para produto novo);
•  Estudo das características dos produtos: especificações técnicas, embalagem, etc.;
•  Se o produto não é novo, a pesquisa pode ser realizada no sentido de descobrir forças e fraquezas, oportunidades e ameaças de mercado;
•  Concorrência: análise dos produtos e estratégias da concorrência e definição de estratégias competitivas;
•  Política de preço (construção de preços);
•  Distribuição: pontos de venda, representantes e distribuidores, logística de distribuição, etc.;
•  Promoção: estratégias promocionais, propaganda, marketing direto, definição de equipe de vendas, etc.;
•  Serviço de Atendimento ao Cliente: suporte técnico, serviços de pós-venda, etc.

Obs.: as etapas acima podem ser aplicadas tanto no planejamento de produtos, quanto no de serviços.

Mais do que planejar o marketing, é preciso entender que não se vende produtos e nem serviços e sim os benefícios que seus clientes enxergam. E quando vendemos benefícios não estabelecemos preços para os produtos e sim o valor que os consumidores dão para eles.

Além disso, na nova era do Marketing 3.0, empresas precisam se preocupar com coisas que vão além de vantagens e benefícios que seus clientes enxergam em seu produtos e serviços. É necessário agregar valores sociais, espirituais e ambientais que demonstrem que a empresa se preocupa com a sociedade e os seres humanos.

A M2All pode acompanhar a sua empresa desde a elaboração de um novo produto ou serviço, até o planejamento de um produto ou serviço já existente, em busca de melhores resultados em mercado.

Av. Glaucio Gil, 777 Bl. 6 / 21 - CEP: 22795-171 Rio de Janeiro RJ

Mande um e-mail Email: m2all@m2all.com.br

2011 COPYRIGHT M2ALL, TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Nosso TelefoneTelefone: (21) 3283-0240


Click Designer